28 janeiro 2014

História das Fanfictions


Sei que muitos assim como eu leem ou escrevem fanfics e devem ter se feito a pergunta: Quem inventou as fanfictions? De onde elas surgiram?

Antes de cerca de 1970, o termo "fanfiction" foi usado para designar conteúdo original, apesar de amador, de obras de ficção científica publicadas em fanzines. Esse uso do termo agora é obsoleto.

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Fanzine é, portanto, uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e Videogames, em padrões experimentais.

Fanfiction é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, ficção criada por fãs.

Hoje, fanfictions são aquelas que utilizam personagens e situações que já foram criadas por outros escritores, a fim de desenvolver as suas opiniões pessoais e preferenciais da história.

O modelo de fanfiction de hoje, nasceu e foi popularizado através da série Star Treck  e suas fanzines publicadas na década de 1960. O primeiro fanzine, Spockanalia, foi publicado em 1967 e continha algumas fanfictions. A mesma tendência começou a surgir no Japão entre 1960 e 1970; Sem dúvida, as séries Star Wars e Star Treck foram as maiores influenciadoras da época.
  
Pra você ter uma noção: o hábito de fazer cosplay também nasceu com essas séries. Os fãs se reuniam em convenções onde compravam produtos especializados e se vestiam como os personagens das séries. Mas a explosão das fanfictions só aconteceu mesmo com o advento da nossa amiga internet!

Começaram a surgir as primeiras fanfictions de filmes e seriados. Logo depois vieram as fanfictions dos animes, mangás e HQs. Com a internet fica fácil dissipar qualquer ideia.

Em 1998 surgiu o Fanfiction.net  e, com ele, milhares de novas fics!
O primeiro a ser destacado fics do FFN foram algumas histórias sobre Buffy a caça vampiros. A partir de 2009 o  FanFiction.net se tornou o maior e mais popular site de fanfiction no mundo!

Tem quase 1,3 milhões de usuários e hospeda em mais de 30 idiomas.  O site está dividido em nove categorias principais e os usuários que completam o processo de registro gratuito podem enviar sua ficção, manter um perfil, ver outras notícias, entrar em contato através de e-mail ou mensagens privadas e manter uma lista de histórias e autores favoritos.

Existem também comunidades e fóruns centralizados.
No início algumas pessoas enfrentaram problemas legais por causa das fanfictions, mas cobrar direitos na internet além de caro, é praticamente impossível.

Alguns autores concluíram que se você escreve baseado em uma obra é por que já consumiu o original, e se faz isso para se divertir não está lesando ninguém nem prejudicando seus lucros.

JK Rowling (Harry Potter) afirma se sentir lisonjeada por que as pessoas escrevem sobre algo que ela criou. Stephenie Meyer tem até mesmo colocado links em seu site para fanfictions sobre a série Twilight Crepúsculo que está fazendo o maior sucesso! No entanto, Anne Rice tem sistematicamente impedido as fanfictions baseadas em qualquer das suas personagens (principalmente os de seus famosos Entrevista com o Vampiro  e suas sequencias em A Vampire Chronicles)

Os EUA são bem pesados no "controle" das fanfictions, mas em países liberais como a Rússia, as fanfictions são até publicadas! Sergey Lukyanenko, um famoso escritor russo, foi ainda mais longe: Ele publicou histórias de fanfictions em sua obra original!


No Japão, existem muitas obras conhecidas como dōjinshi manga-fiction, geralmente toleradas e incentivadas. São encaradas como uma forma de publicidade gratuita ou um terreno fértil para novos talentos. A mais famosa foi o grupo Clamp e Love Hina do autor Ken Akamatsu! (Dessa eu não sabia :O)

Muitos outros sites especializados surgiram após o Fanfiction.net;
Hoje é fácil encontrar fanfitions em sites, blogs e até no orkut!
A forma de escrever também se modernizou com o uso do hmtl, imagens, trilha sonora e até rmvb.

Você pode desfrutar desse mundo maravilhoso e escrever sobre o que quiser! Fanfiction nos proporciona sermos autores, escrever sobre aquilo que gostamos inventando casais que para todos podem ser improváveis. No entanto para nós eles são perfeitos juntos.
Sempre haverá espaço pra você na internet...



Fontes: http://www.fictionratings.com/
Wikipédia
E www.conhecimentoscerebraisdaiza.com




7 comentários :

  1. Achei muito interessante esta matéria, amo ler fanfic, mas não fazia a minima ideia de como elas surgiram,

    Hina_kawaii

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis saber de onde surgiram as fanfics, procurei no Wikipédia, contudo só tinha o que eu já sabia. Adorei esta matéria assim como a outra. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Aaaah finalmente alguém saciou a minha curiosidade. As fanfics são velhas pra caramba, amei a matéria e FF.net é vida.

    Gina Potter

    ResponderExcluir
  4. Reveladora essa sua matéria, matou a minha curiosidade e a de muitas. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente estou chocada pelas fanfics serem tão velhas, sua matéria deixou-me sonhando em um dia minhas fanfics sejam postadas junto com a obra original. Você me deu esperanças hein.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quando o FF.net surgiu eu tinha 1 ano, cara ele é bem velho para um site de fanfiction. Gostei muita da matéria.

    ResponderExcluir
  7. Você realmente saciou a minha curiosidade, sempre me questionei sobre o surgimento de termo fanfiction. Matéria ficou muito boa.

    Feh Escobar

    ResponderExcluir