14 julho 2013

Erros de fanfics

Lendo algumas fanfics de sites populares como o Nyah Fanfiction e o Fanfic.net, eu notei que alguns autores cometem erros que incomodam o leitor e na maioria das vezes o faz desistir de ler a fic. Como notei que alguns leitores deixam a desejar. Irei mostrar alguns erros que grande parte das  pessoas nesse mundo fanfiction cometem. Deixem sua opinião dizendo se concordam ou não e me digam o que incomoda também nas fics que não tenha sido citado aqui.

1º Sinopse: Queria informar aos autores que sinopse serve para atrair o leitor, fazer com que ele leia a sua fic, pois parece que alguns autores não entendem isso. No lugar da sinopse eles simplesmente escrevem um resumo da fic. Sei que é difícil escrever uma sinopse, eu também escrevo fanfic e sei a dificuldade disso, mas escrever o resumo da fic não pode e tem autores que sem ao menos perceber acabam deixam subentendido como será o final da historia.

2º Erros comuns: Não há nada mais broxante que você se empolgar a ler uma fic e no primeiro capítulo ou no prólogo o parágrafo começar com letra minúscula e para indicar a fala no lugar de travessão alguns autores usam underline. Sério alguns autores não sabem, mas a maioria dos leitores quando vê o parágrafo começar com letra minúscula eles desistem de ler a fic, não são todos, mas a maioria sim. Os que não desistem e dão uma chance para a fic logo desistem dela também, pois o autor insiste nos erros e todos os parágrafos se iniciam com letra minúscula. E sem falar que há autores que não sabem que existe um botão que serve para dar espaço, não separam as falas dos pensamentos e o leitor tem que adivinhar o que é cada coisa e sem falar que fica um texto enorme já que o autor não separa nada e te cansa só de olhar.

3º PO onde a autora é o personagem original: Nada contra PO (personagem original), mas quando se escreve uma fanfic, é para outras pessoas lerem não só a autora. Então eu acho muito sem noção fanfics onde a autora ou autor tem um relacionamento com o personagem principal. E ainda escreve que tem poderes, é muito inteligente e com uma beleza inigualável, humildade né autores, ok se querem escrever fanfics com PO, mas, por favor, não se coloquem como o centro das atenções. 
                                                 
Exemplo: Eu já encontrei fanfic onde o Harry Potter se apaixonava pela autora, percebi que era autora, pois ela utilizava o nome dela e pela foto no perfil do site ela se descreveu nas características físicas do personagem e o Draco Malfoy na fic lutava pelo amor dela também e dei uma espiada no último capítulo, pois eu não iria ler a fic ela termina com os dois no final. E sem falar que ela era a filha renegada do Voldermort e a mais poderosa do mundo bruxo.

4º Prévia do capítulo: Não entendo autores que postam prévias do capítulo e ainda deixam nas notas iniciais “Capítulo pronto ai vai à prévia”, cara posta logo o capítulo se ele está pronto, não tortura os leitores só postando a prévia, posta logo o capítulo.

5º Gírias: Adoro ler fanfics e percebo que algumas fics têm características na linguagem do autor e tal o que não é muito ruim. Porém autores têm determinadas gírias ou falas características de sua região que não fica, melhor não se deve por em uma fic, como: Guria, guri, aff, novinha, mina, miga, Jamé, rapariga e entre outras. Eu já vi essas e outras em várias fics sendo que estas fics se passam fora do Brasil. Autores vocês acham que essas gírias e características regionais existem nos Estados Unidos, Londres ou Japão. Acho que ninguém no Japão chama a garota de rapariga, ou nenhum norte-americano chama um garoto de guri e eles não falam aff... Então pensem duas vezes antes de utiliza-las em suas fics.


6º Reviews/Comentários: Queria entender o porquê dos leitores colocarem as fanfics nos favoritos e não deixarem nenhum comentário. A mão não vai cair leitor se você escrever o que achou do capítulo? Eu entendo que alguns leitores deixam nos favoritos para ler depois, mas tanto no Nyah quanto no FF.net mostra a quantidade de leitores que o autor tem e mostra a quantidade de favoritos e é desanimador para o autor ver que os favoritos e os leitores aumentaram e a quantidade de comentários continua a mesma. Não custa nada comentar, antes quando eu era apenas uma leitora eu achava que não importava, que o meu comentário não iria fazer a diferença, mas saibam que faz sim, faça toda a diferença.


7° Dados: Não entendo porque nos primeiros capítulos os autores fazem tipo dados dos personagens.

Exemplo: Sou Harry Potter, tenho 17 anos sou o maior bruxo de todos os tempos. Todos me amam, Voldermort é meu inimigo sou órfã tenho uma cicatriz em forma de raio na testa. Meus dois melhores amigos são Rony e Hermione eu estou atualmente namorando Gina Wesley irmã de Rony e calço 40.


Autores a graça de ler é você desvendar os personagem no decorrer dos capítulos, fica muito sem graça quando vocês fazem esses dados de praticamente todos os personagens ou dos principais no prólogo ou no primeiro capítulo. Se o personagem tem algum mistério, trauma ou quem são seus amigos e desafetos, os leitores querem descobrir isso no decorrer dos capítulos não no primeiro parágrafo da fanfic.

8º Gêneros e Avisos: Eu penso que antes de qualquer autor postar a sua fic ele deveria ter noção de pelo menos o que são alguns gêneros e avisos, porque tem autor que marca todos os gêneros e avisos ou seleciona a maioria sem ao menos saber o que é cada um. Já vi fics onde o era um casal heterossexual e a autora marcou Orange para a relação deles. Sério, autores não precisa saber o significado de todos, mas errar esse tipo de coisa demonstra desinteresse da sua parte com a fic e sendo que os leitores procuram fics pelos gêneros e se cometer esse tipo de erro sua fic estará junto com as fics de mulheres homossexuais. E a mesma coisa para os avisos não adianta marcar a sua fic com os avisos de conter zoofilia e pansexualidade se nem ao menos você sabe o que significa.
Para quem não sabe deixarei dois links explicando os que é alguns gêneros e avisos.





23 comentários :

  1. Achei bastante interessane. Uma coisa que me desistimula demais ao ler uma fanfic, primeiro de tudo é a sinopse, a sinopse nada mais é do que uma prévia da história, tem que deixar um gostinho de quero mais e não ser um resumo da fic. Outra coisa, é o ator se colocar na história e colocar suas amigas u.u eu já fui personagem em uma fic de uma amiga, mas eu não ineteragia na história a ponto de prejudicar o enredo. e já fiz uma fic com personagem original convivendo com personagens de HP, mas também não tinha nada a ver comigo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tive que escrever esse poste para desabafar porque essas coisas me incomodam demais. Não tenho problema com PO desde que esse personagem não seja uma versão da autora tirada da cabeça dela realizando tudo o que ela queria ser mas não é e não vai ser. Sinopses que são resumos realmente me incomodam, eu tento ao máximo fazer uma sinopse que atraia leitores e outra autora simplesmente resume a fic, não dá né.

      Excluir
  2. Pois, também não posso deixar de dizer sobre os erros ortográficos e gramaticais que se encontra também...kkk. Já vi muito nas fic que eu leio. Até me passo com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah os erros, os malditos erros ortográficos, uns nós deixamos passar pois são bem pequenos.Porém tem uns que me fazem desistir de ler a fic logo no prólogo.

      Excluir
  3. Eu achei essa meteria muito pertinente, pois de fato, existem histórias maravilhosas, porém, se com esses erros tornam-se pouco atraentes e assim, ignoradas. Erros, todos cometemos, mas se pudermos evitá-los, melhor! Vou divulgar essa matéria pra outras amigas e amigos escritores! Continue escrevendo matérias interessantes assim, Mi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu tive que escrever isso, pois tinha que desabafar sobre o que incomodava aos outros leitores e a mim. Falei apenas o que sei que incomoda muitas pessoas nesse mundo fanfiction. Fico feliz que divulgue a matéria e pode deixar que continuarei a escrever matérias interessantes, pelo menos irei tentar.

      Excluir
  4. Cara amei! Tava louca para ver um post bom sobre isso, porque, principalmente ultimamente, muitas dessas coisas que você mencionou vem me incomodado para caramba! Eu deixei de pesquisar fics por causa disso! Só leio as que sao recomendadas por amigos, pois a maior parte que eu encontrava chegava me desestimulando. Po, outra coisa que acho que desestimula é usar personagens do anime/serie/etc e mudar completamente a personalidade dele só pro casal ficar mais bonitinho. Mas principalmente esse negócio da autora como personagem, vei... Narcisismo puro. Certo, todos nossos personagens tem um pouquinho da gente, mas eles nao sao auto-retratos >.> sério u.u

    Ah uma coisa que eu também queria comentar sobre genêros, porque me lembrei assim que você mencionou. Muita gente marca milhares de gêneros (principalmente no Nyah que acho que nao tem restriçao de quantidade sobre isso) só pra fic aparecer mais >.> triste.

    adorei vei, alguem tinha que desabafar pelo povo u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi esse poste, pois não aguentava mais esse itens em fics. Algumas autores não tem noção de que quando escreve é para várias pessoas. Falei pelo povo kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Tem razão em tudo o que disse.
    E concordo. mas o 5º, cuidado com o que fala. pode ofender. Porque caso não saiba á autores não brasileiros no site e a escrita não é a mesma. O que pode ser uma ofensa para si não é no pais dessa pessoas. Por isso no inicio da fic se diz que é escrita de outro pais.
    De resto concordo. Há muitos bons autores que precisavam ler isso para aprender algumas coisas.
    e sim os leitores também. Porque ter a fic em favorito ler o capitulo e no fim não dizer nada é muito mau para os autores.
    Porque se tem a fic em favorito é porque gosta. Comentar não custa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz mais o 5º pois essas gírias e características regionais estavam em fics que se passavam nos Estados Unidos e no Japão achei o cúmulo o Naruto chamar a Hinata de novinha, se as fics se passassem no Brasil tudo bem, mas elas não se passavam. Aceito de boa a sua opinião e pode deixar eu não quis ofender ninguém. Obrigado por comentar e deixar a sua opinião.

      Excluir
    2. Eu não a quis ofender da forma como comentei. Mas talvez tenha usado as palavras erradas. Desculpe, erros de expressão.
      É que sou portuguesa e escrevo fanfic e já vi meninas a estranhar a minha escrita. Mas está lá o aviso no inicio da fic. Fic em português de portugal. Se quer ler leia se não quer não reclama da forma de escrever. Porque eu evito usar os ditos regionalismos, que se diga de passagem são muitos.
      Mas concordo que há muito boa gente que dá gafes de meter as mãos na cabeça e fugir. Abreviaturas de palavras é para mim grave em alguns casos também.
      Mas isso também depende de quem lê e o que gosta de ler

      Excluir
  6. Muito bom esse post...primeiro de tudo são as letras minusculas que ele começam quando escrevem as fics...depois as girias...nem passo a ler depois do primeiro capitulo,isso acaba com a minha paciência,rsrrss...Ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Michele, boa noite! Concordo com boa parte do que você escreveu aqui. Acho dificil falarem a respeito disso nesse nosso mundo das fics. Tem muita história boa por ai, que por causa de erros como os citados nesses post, acabam com nossa vontade de ler. Parabéns pela iniciativa! Bjs Juh Cantalice

    ResponderExcluir
  8. Ah uma parte que eu não concordei foi você ter citado "rapariga" como uma gíria. Rapariga é o modo como os Portugueses chamam as meninas, não por gíria, mas por ser parte do idioma mesmo.
    Fora isso tudo legal.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, quantas fic com histórias boas largam de serem lidas por falta de coerencia gramatical e ortográfica. É lamentavel.

    ResponderExcluir
  10. Concordo em gênero e grau em alguns pontos, porém, sim há sempre um porém, se vai escrever um texto que identifique os erros dos escritores de fics seria bom se você usasse um pouco menos da sua opinião pessoal, afinal erros são erros e a sua opinião do que é cero ou errado já é um tanto diferente. #FIKDK Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo escrito aqui. Como leitora assim que pego uma fic para ler e vejo alguns erros tanto ortográficos quando o do anderline eu sinto vontade de rir. Também não sou fã dos "roteiros" sei que é um estilo literário usado até por Shakespeare, mas no caso dele era teatro, acho que um escritor precisa aprender a fazer narração. Como escritora fico extremamente triste e ter uma fanfic com mais de 100 leitores e nem 10 comentarem.

    ResponderExcluir
  12. Um dos melhores e mais corretos textos sobre fanfic, meus parabéns. Inclusive, me alivia perceber que concordo com esses erros, não que me identifico com eles. Mas fica uma pergunta: você tem algum texto dando dicas pra escrever sinopses? Como acabei de encontrar o blog, ainda vou dar uma procurada, mas ajudaria muito se enviasse um link seu ou de outro(a) autor(a).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do texto. Escrevi esse post, pois não aguentava mais ver isso em fanfics. Eu não escrevi um post sobre sinopses, porque eu também tenho certa dificuldade então não me acho apta para isso. Mas eu posso procurar ou se você encontrar pode em enviar que eu leio. Todo conhecimento é válido.

      Excluir
    2. Vou procurar sim, pode deixar. Se encontrar alguma coisa interessante, posto o link aqui.

      Excluir
  13. Achei interessante :) E desde já concordo com quase tudo o que escreveu aqui. Porém, tenho que comentar acerca do 5º tópico que fala sobre as gírias.
    Sendo eu portuguesa, escrevo as minhas fics em PT-PT e publico-as no Nyah Fanfiction e no Social Spirit - sites onde a maioria dos seus usuários são do Brasil - ainda assim, eu escrevo na minha língua, porque afinal, é a MINHA língua materna. Assim como eu não percebo algumas gírias brasileiras, sei muito bem que muitos dos leitores brasileiros não entenderão as minhas, todavia, quando eu não percebo, tendo a procurar o significado delas na internet ou deixo a minha duvida nos comentários ao autor. Se tiver leitores que tenham duvidas ao ler as minhas fics, podem fazer o mesmo, e de facto, tenho leitores que, com muita simpatia, perguntam. Acho que isso também favorece a nossa cultura geral, além de mantermos contacto com outro tipo de cultura, literatura e ortografia, e ainda fazermos amizades (já fiz amizades dessa maneira com leitores e autores).
    Comento isto porque vi que apareceu no texto que não se devia pôr nas fics, por exemplo, "rapariga". Eu costumo escrever nas minhas fics "rapariga" pois é como aqui em Portugal nos referimos a uma "garota", é a que usamos mais, assim como vocês usam "garota". Como eu adoro escrever PT-PT sinto-me um pouco desconfortável se usar gírias brasileiras.
    Não entenda o meu comentário como uma critica, porque está longe disso :) Leio muitas fics escritas em PT-BR que eu amo! Só pretendo deixar a minha opinião, até porque eu concordei com quase todos os tópicos daí.
    Até mais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, fiz este post como um desabafo por encontrar erros e falhas em fanfics que realmente me incomodavam. Como eu falei com uma pessoa que comentou neste post, que também me disse que de Portugal. A utilização do "rapariga" não me incomodaria se a história se passasse no Brasil ou em Portugal. Contudo a maioria das vezes que a vi foi em uma fanfic que a história se passava no Japão ou nos EUA. E desculpe, espero não ofende-la, mas não consigo aceitar que algum japonês chame alguma garota de rapariga. A história não me convence quando eu vejo a expressão, principalmente que no Brasil diferente de Portugal a palavra significa na maioria das vezes: prostituta, amante, mulher que não se var o valor e etc. Então ela fica destoando do contexto da frase para mim, pois vem esses significados a mente.
      Espero ter esclarecido, acho que você não deve deixa-la de usar, pois como disse é a forma que você utiliza em seu país. Espero que você também não entenda mal a minha resposta, como eu disse fico realmente contente que tenha lido meu post e tenha gostado e principalmente tenha tido o tempo para comentar.

      Excluir
  14. bem, eu já usei "aff " e "ya " em uma fanfic que se passa no japão, mas concordo com vc, e ultimamente tenho me questionado sobre isso e como preciso fazer a escrita parecer mais com a cultura do japão, é só que isso as vezes é um pouco difícil pros autores sabe...

    ResponderExcluir