Curiosidades Literárias




-A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Calcula-se que os números de exemplares já ultrapassaram 6 bilhões.,

-Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare.,

-O poeta português Fernando Pessoa foi criado na África do Sul e teve o inglês como a sua segunda língua. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.,

-Guimarães Rosa, famoso escritor brasileiro, morreu três dias depois da sua posse na Academia Brasileira de Letras.,

-Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.

-O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.,

-Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.,

-Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros. Os números de exemplares ultrapassam 70 milhões.,

-A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.

-A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão. 





A inspiração vem de onde?

Quem nunca viu um sujeito um tanto quanto exótico e pensou “esse daí daria um bom personagem de ficção”? Algumas pessoas que andam nas ruas são tão excêntricas que parecem ter saído de historias de livros, e daquelas super elaboradas. Pois é, nem todos os personagens que lemos são tão fictícios assim. Muitos autores tiraram do cotidiano a inspiração para suas obras.

Confira a lista de alguns personagens fictícios da vida real:

Tintin – Hergé se inspirou num garoto dinamarquês de 15 anos, que viajou pelo mundo e documentou as viagens no livro “A volta ao mundo em 44 dias”.



Alice – Lewis Carrol era amigo da família de Alice Liddell, uma garota que, quando fez 10 anos, implorou por uma história e Carrol começou a dar vida à famosa Alice, inspirado na menina da vida real.



Moby Dick – A baleia criada por Herman Melville foi inspirada em uma personagem real: Mocha Dick, um cachalote albino que, no início do século XIX, frequentava as águas de Mocha, ao sul do Chile.



Molly Bloom – A infiel esposa de James Bloom, do livro Ulisses, de James Joyce, faz referência à obra “Odisseia”, de Homero, mas pode ter sido inspirada na própria esposa de Joyce, Nora Barnacle.



Sethe – Toni Morrison baseou a personagem Sethe, do seu livro “Amada”, em Margaret Garner, uma escrava que, em 1856, fugiu do cativeiro e foi para Ohio, onde a escravidão já tinha sido abolida.



Severo Snape – O severo professor de Harry Potter, criação de JK Rowling, foi inspirado em um professor de química, que lecionava na Escola Wyedean, perto Chepstow.



Carlo Marx, Old Bull Lee e Dean Moriarty – Ja é conhecido o fato de que Jack Kerouac se inspirou na própria vida com os amigos para escrever “On the Road”. Carlo Marx, Old Bull Lee e Dean Moriarty sao os nomes ficticios dos amigos Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Neal Cassady.



Dill Harris – Harper Lee se inspirou na sua amizade com Trumam Capote para criar o personagem Dill Harris, do livro “To Kill a Mockingbird”.

Um comentário :

  1. Adorei as curiosidades, nunca passou pela minha cabeça que Snape tinha sido inspirado em um professor da J.K Rowling.

    ResponderExcluir